Post Page Advertisement [Top]


Qual o número de acidentes de trabalho que podemos considerar como aceitável? 500, 1.000 ou 10.000?
Talvez, se falarmos em índice fique mais fácil mensurar. Desta forma, qual índice é aceitável para você e sua empresa? 0,5%, 0,7% ou 1%?
Tudo gira em torno de números e, através deles, analisamos as vendas, os custos, quantidade produzida, erros cometidos, atendimento ao cliente, metas de faturamento, lucro, etc.

Quando falamos em relação à segurança dos colaboradores de uma empresa ou em relação à nossa própria segurança no dia a dia do trabalho, torna-se um pouco mais difícil analisar apenas os números. Afinal, e se, entre qualquer taxa “baixa” de acidentes, estivesse alguém da nossa família, de nosso círculo de amizades ou de nosso convívio mais estreito? A meu ver, essa taxa, ainda que considerada baixa, se tornaria completamente inaceitável.
Todo acidente de trabalho gera um ônus ao trabalhador, à sua família e ao empregador, ônus esse que pode ser irremediável. Só em 2013, foram 2.797 mortes por acidente de trabalho no Brasil (Fonte: Previdência Social).
A saída é a prevenção. Trabalhar com segurança deve se tornar automático e, para isso, é necessário treinamento, seja para a execução correta das atividades, para a utilização de EPIs e EPCs, seja para enxergar os riscos e para entender como nosso comportamento influencia positiva ou negativamente em nossa segurança.
Grande parte dos acidentes de trabalho acontecem por negligência na utilização de EPIs. A verdade é que, se o funcionário não entender o risco ao qual está exposto, ele não fará o uso correto dos EPIs, ou fará somente quando o técnico de segurança estiver passando pelo local.
Falar sobre segurança é uma tarefa interminável, mas recompensadora quando vemos que o aprendizado e conceitos adquiridos através do treinamento dentro da empresa são transmitidos também para fora dela.
Treine, conscientize e forneça equipamentos de qualidade sempre observando as informações, orientações e a validade dos EPIs disponíveis através do CA (certificado de aprovação).
Vale a pena pensar em segurança, nosso comportamento é que dita se voltamos bem ou não voltamos para casa no final do dia.
Confira nossa matéria que explica as principais diferenças dos equipamentos EPIs e EPCs.

A DKS oferece uma série de equipamentos EPIs e EPCs em seu catálogo de produtos, entre em contato conosco e saiba mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]

| Desenvolvido por Agência X10